top of page

Jogar a toalha

SABIA QUE...

"Atirar a toalha", não deve sua origem ao boxe...

Hoje em dia, predomina a crença de que a origem da expressão “jogar a toalha” está no mundo do boxe. É verdade que é usado neste desporto para apontar o gesto em que um dos treinadores força o abandono do seu pugilista. Todo mundo sabe que a frase significa desistir ou desistir de um propósito ou lutar. Mas onde podemos encontrar sua origem?

A verdade é que o gesto que deu origem a esta fala é muito mais antigo do que a maioria imagina. Diz-se que as famosas termas romanas do outrora império não eram um lugar exclusivamente para tomar banho, como vimos em diferentes filmes era um lugar para se reunir, e ideal para conspirações políticas dessas que abundavam na Roma antiga. Mas também eram o lugar ideal para encontrar os mancebos mais atraentes da cidade que, procurando fama, riqueza e, por vezes, poder, se dobravam aos desejos dos homens de meia idade que exigiam sua companhia. Tudo isto deu origem a um ritual que você pode seguir desde o século I D.C.

Quando um desses adolescentes recebia uma proposta, quer através de terceiros ou diretamente de um dos homens mais velhos, ele ficava em frente ao seu candidato e, ou fazia um segundo nó na toalha que o envolvia deixando claro que não aceitava a proposta, ou atirava a toalha, perante o que os presentes aplaudiam e celebravam o início de um relacionamento.

Na atual Turquia, mantêm-se algumas termas onde foi descoberta uma placa que reza: “Hic Antinous Hadriano linteum suum iactavit”, ou seja, “Aqui foi onde Antinoo atirou a sua toalha em Adriano”, fazendo assim alusão à relação entre o imperador Adriano e o efébo artista musical Antínoo. Talvez tenha sido esse o momento em que o significado da frase começou a variar, vendo-se finalmente como um gesto de submissão ao conquistador, o que levou o mundo do boxe a adotar para se referir à rendição, o que levou a que pouco pouco se perca a noção da verdadeira origem do termo.Em Israel voce pode conhecer algumas saunas originais do periodo romano como em massada e cesareia . Nao jogue a toalha venha nos visitar !

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page